Cuidados com seu animal no verão [parte 2]
Como visto anteriormente o verão é uma época em que os animais sofrem tanto quanto (ou mais) que os humanos com o calor. Por isso é necessário uma série de cuidados para que os pets passem pelo verão com gostinho de quero mais. Confira o restante das dicas da equipe da Grossi Distribuidora:
5. Cuidados com parasitas
Micoses, piolhos, sarnas e parasitas de pele são mais comuns no verão. Para evitar que o animal contraia alguma dessas enfermidades, recomenda-se evitar levar o cão a locais muito frequentados por outros animais, aplicar remédios antipulgas e procurar um veterinário se perceber sinais como vômito ou diarreia.
6. Local onde dormem
Quando cachorros e gatos percebem que o local onde dormem é quente demais, eles próprios buscam lugares mais frescos, como o mármore da cozinha. Às vezes, porém, a área de circulação deles é restrita a uma parte da casa, de modo que eles não têm a possibilidade de escolha. É papel dos donos verificar se o ambiente em que seus animais de estimação dormem recebe muita luz durante o dia, o que aumenta a temperatura mesmo durante a noite e se é ventilado. Se necessário, o dono deve trocar o local da caminha.
7. Uso de protetor solar
É isso mesmo, animais também precisam se proteger contra o câncer de pele. A recomendação vale principalmente para cães e gatos de pele clara (a cor da barriga do pet indica se ele se inclui nessa categoria), que sofrem mais com a incidência dos raios solares. O filtro deve ser aplicado em regiões sem pelos, como focinho e orelhas, em média a cada duas horas, ou menos, em caso de contato com água. O produto, feito especialmente para animais, não oferece riscos de intoxicação se for lambido pelos bichos. Nunca aplique protetor solar humano sem consultar um médico veterinário sobre qual a melhor opção para o seu animal.
8. Cuidado com insolação
Se observa que o seu cachorro parece exausto, apático, puxando a língua para fora constantemente, se está tonto, vomita ou se cai para o chão, é importante ajudá-lo imediatamente diminuindo a temperatura do seu corpo, pois possivelmente está sendo vítima de uma insolação. Leve o cão para a sombra e aplique água fresca abundante, na sua cabeça, pescoço e torso. Deixe-o beber água e não pare de lhe refrescar todo o seu corpo. Uma vez que a situação esteja um pouco mais controlada, leve o animal a um médico veterinário para um exame completo.
Fonte: calbos.com.br/