Mercado de galinha e ovo caipira
![](https://static.wixstatic.com/media/58bc39_dae0c7188ce0464a99779f18b282fac4~mv2.png/v1/fill/w_980,h_514,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/58bc39_dae0c7188ce0464a99779f18b282fac4~mv2.png)
No Brasil, a comercialização de galinha caipira ainda não acompanha os índices do comércio do frango industrial, mas é um negócio rentável e promissor. Mesmo porque as projeções para o mercado de galinha e ovo caipira são de aumento na demanda nos próximos anos. Segundo a Associação Brasileira de Avicultura Alternativa, como são produtos nobres, a carne e os ovos caipiras recebem um preço diferenciado no mercado.
Em 2016, mesmo com a crise, o mercado de ovo e galinha caipira alcançou um crescimento de 30%. Uma boa notícia para os avicultores desse nicho. As estimativas são para um aumento ainda maior em 2017 e 2018. Principalmente pela regulamentação de 2015. Entretanto, um dos problemas em se criar galinhas caipiras é o custo de produção. Em geral, pode alcançar o dobro quando comparado à produção industrial.
Márcio Cristiano Rodrigues, técnico agropecuário, afirma que os altos custos vêm de alguns fatores, como maior tempo para a ave atingir o peso ideal de abate, além do baixo desempenho da galinha na conversão alimentar. Em contrapartida, a ave industrial alcança peso de abate em poucas semanas, mas o sabor da carne nunca se compara ao do frango caipira.
De acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, para ser caipira a galinha e o frango têm de ser criados soltos, sem utilização de hormônios de crescimento rápido ou aumento de produção. Com isso, a carne é mais saborosa e firme, já que apresenta mais colágeno.
Atualmente, é possível identificar o sabor diferenciado da carne de galinha caipira. Além disso, quando a ossatura da ave é normal – como ocorre com as caipiras, a carne ganha mais sabor, o que não ocorre com frangos que apresentam crescimento acelerado devido ao uso de medicamentos.
Em relação aos ovos caipiras, nem sempre a cor da casca e da gema determinam sua origem. Em alguns casos, a linhagem da ave define a cor do ovo, assim como a criação das aves em gaiolas – com fornecimento de aditivos corantes, que modificam a cor da gema do ovo (avermelhada). Por tais motivos, é fundamental pesquisar os produtores de galinhas caipiras autênticas.
Fonte: Canal Rural.